sexta-feira

Gratidão

"A gratidão é a mais agradável das virtudes; (…) é um segundo prazer, que prolonga um primeiro, como um eco de alegria à alegria sentida, como uma felicidade a mais para um mais de felicidade. (…)É um mistério, não pelo prazer que temos com ela, mas pelo obstáculo que com ela vencemos. É a mais agradável das virtudes, e o mais virtuoso dos prazeres. (…)É por isso que ela se aproxima da caridade, que seria como “uma gratidão incoativa, uma gratidão sem causa, uma gratidão incondicional”. Alegria somada a alegria: amor somado a amor. A gratidão é nisso o segredo da amizade, não pelo sentimento de uma dívida, pois nada se deve aos amigos, mas por superabundância de alegria comum, de alegria recíproca, de alegria partilhada. “A amizade conduz sua dança ao redor do mundo”, dizia Epicuro, “convidando todos nós a despertar para dar graças.” Obrigado por existir, dizem um ao outro, e ao mundo, e ao universo. Essa gratidão é de fato uma virtude, pois é a felicidade de amar, e a única."

Pequeno Tratado das Grandes Virtudes
André Comte-Sponville

Um comentário:

LolyD disse...

amiga me passa um email onde eu possa te mandar umas mensagens durante o dia. MSN eh bloqueado no escritorio mas pelo menos a gente pode bater papinho per email. O meu eh loanda.drew@lydian.com. Esse eu nao abro de casa, e os meus particulares eu nao consigo abrir daqui... tecnologia... credo!! :)